Confira Semelhanças X Diferenças
Ao contrário dos empreendimentos atuais no Brasil, os melhores apartamentos ficavam no primeiro pavimento, com mais fácil acesso à água e ao esgoto.
O telhado era de madeira. Costumavam ser feitos 'puxadinhos', aumentando os pavimentos. Infelizmente, desmoronamentos e incêndios eram muito comuns", afirma a especialista Andrea Loewen.
No térreo da ínsula, voltados para a rua, ficavam os comércios e tabernas. Havia um grande pátio interno – o correspondente à área comum dos atuais condomínios.
Fora o térreo, os demais apartamentos "eram cubículos, onde as pessoas iam para dormir." Considerando que os lançamentos imobiliários cada vez menores, nada tão diferente da vida nas grandes metrópoles hoje.
Na opinião de Marcio Rachkorsky, especialista em condomínios, a evolução dos empreendimentos permitiu aos moradores terem acesso a uma série de opções de lazer e serviços.
"Hoje existe um micromundo dentro de um condomínio, mesmo nos empreendimentos mais econômicos", diz.
Para Rachkorsky, o pior nos condomínios é a falta de vizinhança genuína entre moradores. "Tem muita gente que não se cumprimenta e faz questão de não participar da vida social."
Leia a Notícia
Clicando no link abaixo
Tenha acesso a notícia completa no SíndicoNet.