8 dúvidas frequentes sobre coleta seletiva em condomínios

A coleta seletiva pode dar um certo trabalho e gerar questionamentos, mas está longe de ser um monstro de sete cabeças.

Se não houver grandes problemas, em nove meses a coleta seletiva está implantada no seu condomínio!

Quanto tempo demora para que a coleta seletiva caminhe sozinha?

01

Em geral, são as pessoas que participam da comissão de coleta seletiva no condomínio. Mas empresas, como o Instituto Muda, podem auxiliar!

Quem terá mais trabalho ao implementar esse projeto?

02

Talvez porque não entenderam corretamente o projeto, acham que acarreta trabalho extra, ou ganhavam algum lucro revendendo esses materiais.

Funcionários do condomínio não querem ajudar. Por quê?

03

O que fazer com pilhas, lâmpadas fluorescentes e óleo de cozinha?

04

O síndico somente terá um trabalho adicional caso participe da comissão de coleta seletiva. O esforço no acompanhamento da demanda é relativamente pequeno.

O síndico terá trabalho adicional?

05

Não terão mais trabalho, mas precisam se adequar aos novos procedimentos. Para tanto, precisam ser treinados e instruídos.

Os funcionários terão mais trabalho?

06

É muito improvável que o condomínio consiga ganhar dinheiro com a venda dos recicláveis, pois diversas cooperativas, indústrias e empresas de reciclagem estão interessadas no material.

Reciclagem dá dinheiro?

07

Sim, esse é o grande gargalo. Mas tanto a prefeitura quanto empresas privadas prestam esse tipo de serviço e facilitam o processo.

A retirada do material coletado pode ser um impedimento?

08

Quer saber as respostas sobre coleta seletiva na íntegra?

Acesse a matéria completa aqui.