Como evitar ou enfrentar situações que impactam diretamente na atuação do gestor em uma implantação
Eleger um síndico voluntário numa AGI é pouco provável, ninguém quer. Essa função passou, então, a ser assumida por síndicos profissionais, indicados pela construtora.
Eles têm sofrido forte impacto já nos primeiros meses, em decorrência da maior interação entre os condôminos e da influência de conselheiros, criando uma administração paralela.
Veja a seguir 6 situações que impactam o trabalho do 1º síndico, como evitá-las ou enfrentá-las:
Sem o apoio dos condôminos, o síndico ratificado em assembleia pode ter dificuldade para tomar decisões e ações fundamentais.
Discuta com os conselheiros seu plano de ação, ouça sugestões e alinhe prioridades e expectativas. Mas lembre-se: imponha limites, quem decide é você, como representante legal.
Crie um canal de comunicação. Nele, não se deve deixar dúvida sem esclarecimento, sugestão sem comentário e reclamação sem resposta. Dê crédito a boas ideias e não tenha vergonha em pedir desculpas.
Tenha uma posição firme e justa em relação à edificação, seus sistemas, áreas e ambientes de uso comum e de documentos legais, além da conclusão de serviços da construtora.